Get Adobe Flash player
Google
web neste site




Ecstasy

 A MDMA (melilenodioximetanfetamina) conhecido como Esctasy é uma droga sintética pertencente à família das fenilaminas. As drogas sintéticas são derivados anfetamínicos com uma composição química semelhante à da mescalina (alucinógeno). Desta forma, o Ecstasy tem ação alucinogénea, psicadélica e estimulante.

                   
                                       píluas de ecstasy

É, geralmente, consumido por via oral, embora possa também ser injetado ou inalado. Surge em forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas ou pó. Pode apresentar diversos aspectos, tamanhos e cores, de forma a tornar-se mais atrativo e comercial.

Esta variabilidade abrange também a composição das próprias pílulas, o que faz com que, muitas vezes, os consumidores não saibam exatamente o que estão  tomando.

Existem outras drogas semelhantes entre as quais e podem referir o MDA ou o MDE e que apresentam nomes de rua como a pílula do amor, eva, etc.

O Ecstasy atua mediante o aumento da produção e diminuição da reabsorção da serotonina, ao nível do cérebro. A serotonina parece afetar a disposição, o apetite e o sistema que regula a temperatura corporal. Não se conhecem usos terapêuticos para esta substância, embora tenha sido experimentada, antes da sua ilegalização, em contextos de terapia de casal e psicoterapia.

Efeitos psíquicos mais importantes:
  • altera a percepção dos sentidos, principalmente da audição, visão e tato
  • sentimentos de harmonia e empatia em relação aos outros
  • melhora o humor (sensação de felicidade)
  • efeitos estimulante (agitação)
Efeitos que podem causar a morte:
  • aumento da temperatura corporal (pode chegar a 42 graus)
  • retenção de urina
  • alteração dos batimentos cardíacos
Seu uso ocorre principalmente em festas com muita dança e música eletrônica, e tem como principais consumidores, jovens da classe média.



Get Adobe Flash player