Get Adobe Flash player
Google
web neste site





Como idenficar se meu filho está usando drogas?


De repente ele começa a ter uma vida conturbada por problemas emocionais, escolares, profissionais ou financeiros. Esses são indicadores que merecem ser analisados. Também podemos observar outros sinais sugestivos de consumo de drogas.
  • Olhos vermelhos - o álcool, a maconha, a cocaína, a cola e o éter provocam vermelhidão nos olhos.
  • Dedos amarelos - provocado pelo cigarro de maconha que o jovem fuma até o final.
  • Irritação e agressividade - qualquer observação dos pais desencadeia nele uma crise de agressividade.
  • Afastamento - não convive mais com os familiares, entra em casa e vai direto para o quarto.
  • Amigos esquisitos - deixa de andar com os velhos amigos e arruma amigos que usam drogas, bebem e se vestem de forma extravagante.
  • Venda de objetos estimados - vende o tênis preferido, o casaco, o skate, o som, etc., tudo para poder pagar a droga.
  • Mudanças de horário - chega cada vez mais tarde e acorda tarde também.
  • Desmotivação - quer dormir durante o dia, começa a faltar nas aulas, para os cursos paralelos e de praticar esportes, se desinteressa por tudo.
  • Furto de pequenos objetos - jóias da mãe, dinheiro, aparelhos domésticos, etc.
  • Problemas com a polícia - podem ocorrer prisões, detenções e processos.

O jovem deve ser melhor observado quando apresentar esses sinais para que se tenha certeza. Isto tanto pode ser uma rápida crise de adolescência como também pode significar o desenvolvimento de alguma doença psiquiátrica.

O que devo fazer se o meu filho estiver usando drogas?

Inicialmente você deve conversar muito com ele. Se puder, pare uns dias para ouvi-lo, dar-lhe mais atenção e reverem juntos os valores familiares e o seu posicionamento em relação às drogas.

Acompanhe de perto as suas atividades escolares, esportivas e sociais. Verifique se estão se mantendo em alta. Caso contrário, procure saber sobre seus amigos e estreite os contatos com a escola para manter-se informado em relação à sua freqüência e aproveitamento.

Deve-se controlar melhor o dinheiro, onde e com o que ele o gasta?

Procure ajuda de outros pais que estão passando pelo mesmo problema através de grupos de apoio para pais e familiares de dependentes de drogas, como o Amor Exigente e Naranon. Nesses grupos você poderá conhecer as diversas alternativas já adotadas por eles e sobre os possíveis resultados de cada escolha.

Procure ajuda de profissionais especializados em tratamento de dependentes de drogas, sempre buscando saber antecipadamente se a abordagem adotada pelo profissional e o modelo de tratamento proposto estão de acordo com as suas expectativas.

A ajuda dos profissionais pode ser tanto para o seu filho dependente de drogas quanto para você mesmo.

Como posso saber se meu filho já é um dependente?

A dependência está estabelecida quando o seu filho começa a apresentar problemas de saúde relacionados com o consumo, ou a comprometer as suas atividades escolares, profissionais, esportivas, sociais e sentimentais, ou a apresentar alterações de comportamento e, ainda assim, insistir em consumir drogas, defender o seu "direito" de fazê-lo ou ainda tentar parar e experimentar sucessivos fracassos.

Podemos internar um usuário de drogas mesmo que ele seja contra o tratamento?

Os usuários de drogas raramente acham que precisam de ajuda, eles pensam que têm pleno controle sobre a droga e suas conseqüências, ainda que às vezes os problemas estejam incontroláveis. Nesta situação, quando há risco de vida para ele ou para os que convivem com ele, ou risco de prisão devido a comportamento anti-social ou delinqüente, a internação compulsória pode ser ultimada.

Os recursos disponíveis para essas internações estão na rede privada de hospitais e clínicas psiquiátricas. É necessário um estudo dos preços das clínicas preparadas para esse tipo de atendimento e também da equipe terapêutica que o acompanhará.

É importantíssimo o conhecimento prévio do especialista responsável pelo atendimento, do modelo de atendimento, previsão do tempo de duração do tratamento e quais as expectativas de resultados.

Preferivelmente, durante a internação, deve ser feito um trabalho de persuasão para que o paciente dê continuidade ao tratamento em comunidade especializada no tratamento de dependentes ou conforme o especialista responsável determinar.


 
Get Adobe Flash player